O Instituto recebe artistas interessados em vivenciar uma experiência imersiva na região amazônica, na sede do instituto, localizada na Serra da Valéria, às margens do rio Amazonas, no interior de Parintins (AM, Brasil).
Para se inscrever, basta entrar em contato com o Instituto por um dos nossos canais de comunicação. Buscamos perfis comprometidos com escuta, respeito e construção coletiva.
A seleção dos artistas para residência artística é feita durante todo o ano e de forma simples. Basta entrar em contato com o Instituto e enviar seu portfólio e uma carta de intenção. Após a análise desses documentos, o artista selecionado é convidado para uma entrevista com os coordenadores do programa para avaliação de perfil e discussão dos pormenores da residência. Por vezes, também selecionamos artistas por meio de editais.
O intercâmbio cultural entre artistas e a comunidade dá-se de forma horizontal e imersiva. Os artistas vivem na comunidade, convivem com as famílias, escutam histórias e trocam saberes com os moradores.
A proposta é que os artistas busquem desenvolver projetos com base nas experiências vividas na comunidade. A vivência é o ponto de partida para a criação. Muitos artistas mudam suas propostas iniciais após se depararem com a força simbólica do território. As casas pintadas, os objetos fotografados e os textos escritos durante a residência são frutos de escuta, não de imposição.
Seja um parceiro do Instituto Serra da Valéria contribuindo com o nosso cofrinho pelo PIX:
CNPJ: 31.279.070/0001-54
© 2025 Instituto Serra da Valéria. CNPJ: 31.279.070/0001-54
Amazonas, Brasil 🇧🇷