Quem Somos

O Instituto Serra da Valéria é uma associação civil sem fins lucrativos, iniciativa independente que tem por propósito promover a cidadania cultural, o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais da região amazônica, por meio da democratização do acesso à cultura, arte e educação.

Nossa área de abrangência compreende as comunidades ribeirinhas da região da Serra da Valéria, às margens do rio Amazonas, no interior do município de Parintins, Amazonas, Brasil. Estima-se que cerca de 800 pessoas vivem nessa região e são potencialmente alcançadas pelos nossos projetos e ações, desenvolvidos desde 2011.

Em especial, nosso trabalho tem como foco a transformação da vida de crianças, adolescentes e suas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Buscamos criar condições para que as crianças ribeirinhas tenham a chance de se expressar e descobrir talentos. Acreditamos que a arte tem um poder transformador enquanto ferramenta de liberdade — e o Instituto busca exatamente isso: acender a criatividade em territórios esquecidos.

Por que essa região?

Freyzer, idealizador e fundador do Instituto, nasceu e passou boa parte de sua infância nas comunidades da região da Serra da Valéria. O artista é profundo conhecedor da realidade e os desafios enfrentados por aqueles que moram no interior da região amazônica. A complexidade da vida na floresta é marcada pelas suas riquezas naturais e culturais, mas também pelas dificuldades logísticas e fatores de vulnerabilidade social aos quais as comunidades locais estão sujeitas. Retornar à região e criar o Instituto Serra da Valéria foi a forma que Freyzer encontrou de retribuir por tudo o que recebeu e aprendeu na sua infância, e de gerar oportunidades para as crianças ribeirinhas. O artista sempre contou com o apoio da família, e na escola, o que contribuiu sobremaneira para o sucesso de seu trabalho como artista profissional. Em contraste, Freyzer percebe que há muitas crianças crescendo como ele, na região da Serra da Valéria, mas cuja sorte e oportunidades são parcas ou quase nenhuma, devido a diversos fatores. Essas crianças tem mais dificuldade para se desenvolver plenamente, e se tornam vulneráveis aos problemas sociais existentes na região, contribuindo para a perpetuação das desigualdades socioeconômicas no norte do país.

Além de um compromisso ético, garantir condições e oportunidades para o desenvolvimento infantojuvenil nas comunidades ribeirinhas, é também

uma forma de incentivo para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades e preservação da própria floresta amazônica. Minimizar as desigualdades de acesso à informação e condições de vulnerabilidade social tem o potencial de promover a perpetuação de uma relação harmoniosa dessas comunidades com o seu ambiente, à medida que elas crescem e se desenvolvem.

Palafita2 3

Missão, visão e valores

Missão

Transformar e preservar vidas através da arte.

Por meio da arte, buscamos transformar e cuidar da vida daqueles que vivem intimamente em contato com a floresta amazônica, como uma forma de promover o bem-estar social e desenvolvimento comunitário sustentável, contribuindo para a luta pela universalidade de direitos, equidade e preservação do meio ambiente.

Visão

Ser referência na implementação de práticas socioambientais que promovam o bem-estar social e desenvolvimento sustentável de comunidades ribeirinhas da região amazônica.

Valores

Comprometimento. Respeito. Responsabilidade. Diversidade. Equidade. Sustentabilidade.

Objetivos

Realizar escuta ativa e gestão participativa para co-criar soluções culturais, educativas e produtivas a partir das prioridades do território, respeitando a cultura e governança comunitária;

Democratizar o acesso a atividades artísticas, culturais e socioeducativas, fortalecendo vínculos comunitários e trajetórias de crianças, adolescentes e famílias;

Promover educação ambiental, ampliando o conhecimento comunitário sobre proteção territorial, uso sustentável dos recursos, prevenção de impactos e estratégias locais de adaptação

Implementar ações de soluções baseadas na natureza conectadas à cultura local, reforçando o cuidado com o ambiente e a resiliência do território;

Promover o protagonismo da comunidade, reconhecendo-a como principal sujeito para a transformação social;

Atuar em rede, ampliando a cooperação, a troca de metodologias e a sustentabilidade das ações;

Como trabalhamos

A instituição atua por meio de projetos e ações que contemplam pelo menos um dos seguintes eixos: educação, arte, cultura e meio ambiente. No nosso processo de trabalho, a arte desempenha um papel crucial como ferramenta para o diálogo e o processo de ensino-aprendizado mútuo com a comunidade durante as ações educativas e ambientais, fundamentadas no contexto e valorização da cultura local.

Em geral, o trabalho é planejado e realizado de forma colaborativa, contando amplamente com a participação voluntária de colaboradores externos e membros da comunidade local. Procuramos promover projetos de educação popular de ampla cobertura, ou seja, abertos à participação de toda a população local, quando não específicos para crianças e adolescentes.

Fotos cedidas por: Clarissa Barbosa

Seja um parceiro do Instituto Serra da Valéria contribuindo com o nosso cofrinho pelo PIX:

CNPJ: 31.279.070/0001-54

© 2025 Instituto Serra da Valéria. CNPJ: 31.279.070/0001-54

Amazonas, Brasil 🇧🇷